sexta-feira, 18 de abril de 2008

Obra: " Dentes de Rato"

Título: "Dentes de Rato"

Personagens: Lourença, Falco, Marta, Artur e Xerxes

Autor: Agostina Bessa-Luís

Ilustrador: Martim Lapa

Editora: Guimarães Editores

Texto - resumo por Duarte Leal do 5º E



Lourença era uma menina pequenina a quem todos chamavam dentes de rato, porque tinha uns dentes pequenos e finos e dava dentadas em todas as maçãs que a fruteira tivesse.

Dentes de rato gosta de sonhar acordada e comer maçãs.

Aos seis anos já sabia coisas que ninguém sabia que ela sabia. Ela lia ás escondidas os livros dos adultos, pois ela aprendera a ler com o seu irmão Falco que tinha aulas em casa por estar sempre doente.

Lourença para além de Falco tinha mais dois irmãos: Artur e Marta. Marta passava o tempo a mudar de roupa e ler livros em voz alta.

Quando Lourença entrou para o colégio que mais parecia e funcionava como um convento, já sabia muita coisa para estar no primeiro ano e foi fazendo testes para passar de ano. Os professores de Lourença ficavam aborrecidos por ela estar lá se já sabia muitas coisas.

A família passava a vida a mudar de casa, por isso, Lourença conhecia muitas pessoas e lugares.

O seu pai parecia uma visita, já que se levantava tarde e saía pouco falando, só se tornava expansivo no Carnaval, porém Dentes de Rato admirava-o.

A mãe, essa andava sempre muito ocupada com a casa e as constantes mudanças.

Lourença gostava também do tio António que era uma homem que viajava muito e parecia compreendê-la.

1 comentário:

diogo disse...

ola estive a ler este texto e reparei que ha frases que não fazem sentido. por isso achava melhor que as emenda-se. obrigado.