segunda-feira, 23 de março de 2009

VISITA DE ESTUDO

Visita de Estudo ao Teatro e Museu Nacional dos Coches


No âmbito do Plano de Actividades das disciplinas de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal, as turmas D e F do 6ºano deslocaram-se a Lisboa, ao auditório S. João de Brito, para assistirem à peça de teatro “As aventuras de Ulisses” e a Belém para visitarem o Museu Nacional dos Coches.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da odisseia de Ulisses e seus companheiros, na guerra de Tróia e no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses", pelo grupo de teatro Cultural Kids, apresenta alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história desenrola-se como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores são vários deuses do Olimpo cuja acção influencia as aventuras vividas por Ulisses e restantes companheiros.
Depois de um belo almoço nas arcadas do Centro Cultural de Belém e sob uma “chuvinha agradável”, dirigiram-se para o Museu Nacional dos Coches.
Na visita ao Museu puderam admirar a colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do Séc. XVII a XIX, que na sua maioria são provenientes dos bens da coroa ou propriedade da Casa Real portuguesa. É um museu muito interessante porque inclui no seu espólio coches, berlindas, carruagens, seges, carrinhos de passeio, liteiras…formando um conjunto de excelente qualidade e beleza. Realizaram ainda uma ac
tividade de Peddy-Paper com a qual ficaram a saber aspectos bastante interessantes sobre os coches expostos e a sua história.
Admiraram ainda, o coche em que seguia o Rei D. Carlos e seu filho D. Luís, no dia em que foram assassinados. Puderam ver com toda a nitidez, os buracos feitos pelas balas que atingiram o coche do rei.
Cansados mas felizes, depois de um delicioso pastelinho de Belém e de um reconfortante lanche, regressaram à escola.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles, vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.


Notícia elaborada pela turma do 6.º D