sábado, 24 de abril de 2010

Semana da leitura (1 a 5 de Março)

Faz parte do Plano Anual de Actividades realizar-se a Semana da Leitura, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Este ano decorreu de dois (porque um foi o feriado da cidade) a cinco de Março. O espaço eleito para a realização das actividades foi a nossa Biblioteca, recentemente remodelada. Fizeram-se Leituras Partilhadas, onde os alunos mostraram dominar competências de leitura e escrita, partilhando experiências de leitura de textos da sua autoria ou de autores q ue apreciaram particularmente.
A turma do 8ºD foi protagonista de um desses encontros em parceria com os alunos do 9ºC, em situação de aprendizagem fora do contexto de sala de aula. Assim, no dia dois de Março, estes alunos deslocaram-se à Biblioteca tão receosos quanto expectantes. Era uma situação nova e a ansiedade tomou conta do grupo, “ Quando fomos ler, tanto os alunos do 9ºC como os da nossa turma estavam tão nervosos que não falavam normalmente, no início. Mas depois correu tudo bem”. O nervosismo deu lugar ao entusiasmo e todos se entregaram à partilha. Leram poemas, contaram adivinhas, ouviram aventuras e tiveram pena de não poderem ler mais porque o tempo acabou. Fecharam este momento com chave-de-ouro a cantar o Conquistador,de Da Vinci, interpretada pelo 9ºC e acompanhada pelos restantes alunos.
No dia cinco de Março também foram presenteados com uma actividade que fez as delícias de todos os presentes. Os protagonistas foram os alunos do 9ºA, que representaram excertos do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Os alunos do 8ºD e do 7º A foram fazer o papel de espectadores (de muita responsabilidade, convenhamos). Acharam o espaço reduzido, sentiram a falta das cadeiras, mas aguentaram de pedra e cal. “Os espectadores também se portaram bem, bateram palmas nos intervalos e estiveram todos com muita atenção”; “Acredito que a turma do 8ºD aprendeu como se comportar num teatro e em que alturas devia aplaudir”. Acharam muito divertido, as personagens bem caracterizadas e os actores corajosos. Gostaram especialmente do Parvo, “por ser parvo”, do Diabo e da Alcoviteira. “O nível de língua era o calão e deu uma grande comédia, pois todos se riram”. “Os actores foram sempre bem recebidos, com aplausos da parte do público”.
E acrescentam, “foi muito engraçado ter ido assistir a um teatro de uma obra que irei estudar no próximo ano, porque me abriu as expectativas”; “conseguiu despertar a curiosidade dos alunos sobre esta peça de Gil vicente”. São de opinião que “seria interessante que eles representassem com outras turmas”. O público vestido à moda da época foi um dos aspectos por eles considerado relevante.

“Que haja mais destas iniciativas!”

(A prof. Aida Martins)

Sem comentários: